SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número55Versões do campo da Didática na Base Nacional Comum da Formação Docente no BrasilBase Nacional Comum de Formação de Professores da Educação Básica: dilemas, embates e pontos de vista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

GABRIEL, Carmen Teresa  e  SENNA, Bruna. Complexo de formação de professores: espaço-tempo produtor de políticas de currículo. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.133-153.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1491.

Este texto tem por objetivo refletir sobre a articulação que vem sendo produzida entre políticas de currículo e políticas de formação docente da educação básica, no âmbito de uma experiência de construção de um novo arranjo institucional, atualmente em curso, nomeada Complexo de Formação de Professores (CFP). Assumindo a postura epistêmica pós-fundacional e em diálogo com a literatura especializada, tanto da área do currículo quanto da de formação de professores, ele busca explorar possibilidades de pensar essa articulação, tal como mobilizada nessa experiência. Sublinha, assim, os entrecruzamentos de fluxos de sentidos particulares de currículo de licenciatura e de docência, os quais essa articulação busca hegemonizar em meio às lutas de significação desses termos, travadas no cenário político-educacional de nosso presente. A análise de documentos produzidos pelo próprio CFP, dos conteúdos veiculados em suas redes sociais, nesse processo, permite destacar potencialidades insurgentes e elementos desafiadores na produção de políticas (inter)institucionais, que podem contribuir para fazer avançar o debate político-educacional das áreas envolvidas.

Palavras-chave : política de formação de professores; política de currículo; currículo de licenciaturas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )