SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue55Is there dendê in the Base? Black lives and the Bahia CurriculumThe question of the curriculum in dark times: Hannah Arendt, W. G. Sebald, and teachers as autobiographical subjects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

CRAVEIRO, Clarissa Bastos. Autobiografia e Teoria do Discurso: uma possibilidade de desconstruir discursos das políticas curriculares de formação de professores no Brasil. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.203-220.  Epub Apr 01, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1474.

Este estudo apresenta uma possibilidade de re-significar os discursos das políticas de formação de professores por meio da narrativa autobiográfica como um caminho de criticismo e mudanças nos discursos da escola. Discursos políticos têm procurado padronizar como os professores devem desempenhar suas funções de ensino e, assim, contribuir com a aprendizagem de seus alunos. Discordamos das propostas que tentam padronizar identidades dos professores. A partir de estudos já realizados no campo das políticas curriculares, por meio de um projeto de pesquisa em andamento, buscamos o desafio de dialogar com as propostas autobiográficas de William Pinar, Madeleine Grumet e Teresa Strong-Wilson re-visitando a compreensão de currere. Argumentamos com esses autores que a autobiografia é um processo associativo, cultural, constituído de conhecimento e prática. Por esse caminho, buscamos manter diálogos entre as pesquisas de política curricular da formação de professores, trazendo a abordagem discursiva da Teoria do Discurso. O desafio do diálogo proposto entre essas teorias é repensar os significados das políticas curriculares na escola com os professores.

Keywords : formação docente; Pedagogia; perspectiva crítico-emancipatória.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )