SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número55Tem dendê na Base? Vidas negras e o Currículo BahiaA questão do currículo em tempos sombrios: Hannah Arendt, W. G. Sebald e professores como sujeitos autobiográficos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CRAVEIRO, Clarissa Bastos. Autobiografia e Teoria do Discurso: uma possibilidade de desconstruir discursos das políticas curriculares de formação de professores no Brasil. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.203-220.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1474.

Este estudo apresenta uma possibilidade de re-significar os discursos das políticas de formação de professores por meio da narrativa autobiográfica como um caminho de criticismo e mudanças nos discursos da escola. Discursos políticos têm procurado padronizar como os professores devem desempenhar suas funções de ensino e, assim, contribuir com a aprendizagem de seus alunos. Discordamos das propostas que tentam padronizar identidades dos professores. A partir de estudos já realizados no campo das políticas curriculares, por meio de um projeto de pesquisa em andamento, buscamos o desafio de dialogar com as propostas autobiográficas de William Pinar, Madeleine Grumet e Teresa Strong-Wilson re-visitando a compreensão de currere. Argumentamos com esses autores que a autobiografia é um processo associativo, cultural, constituído de conhecimento e prática. Por esse caminho, buscamos manter diálogos entre as pesquisas de política curricular da formação de professores, trazendo a abordagem discursiva da Teoria do Discurso. O desafio do diálogo proposto entre essas teorias é repensar os significados das políticas curriculares na escola com os professores.

Palavras-chave : formação docente; Pedagogia; perspectiva crítico-emancipatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )