SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue55The question of the curriculum in dark times: Hannah Arendt, W. G. Sebald, and teachers as autobiographical subjectsEducational policies and the resumption of the discipline of Moral and Civic Education (EMC) in the current context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

MELLO, Diene Eire de  and  OLIVEIRA, Marta Furlan de. Eu (não) sou um robô? Elementos para pensar o sujeito nas redes sociais. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.245-260.  Epub Apr 01, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1279.

Este ensaio objetiva refletir, urdido pelos fundamentos críticos da sociedade, a respeito da constituição do sujeito no contexto das redes sociais. De modo particular, pensar esses impactos no processo de rompimento das fronteiras protetoras do indivíduo nessa terra comum. Nesse sentido, a metodologia é de cunho bibliográfico com estudo sobre autores como Batelle (2006), Colbo (2018), Türcke (2010), Zuin (1999; 2014) e outras leituras. Como discussão teórica, o exercício reflexivo é o de evidenciar o domínio opressivo da semiformação mediada pelas redes sociais, uma vez que, com suas produções destinadas ao público (de menor à maior idade), têm estimulado, sugerido, delineado e determinado formas de existência social e individual que direcionam para a reprodução e adaptação dos sujeitos sociais, bem como de seus devires e realidades. Em relação a essa dinâmica, podemos inferir que a cultura digital potencializa a fusão entre o ser humano e a máquina ao ponto de produzir indivíduos “robôs” que são controlados por meio de impulsos elétricos emitidos por chips conectados aos cérebros. Diante disso, torna-se imprescindível analisar o modo como as redes sociais redirecionam os sujeitos e suas relações com outros indivíduos em tempos da chamada cultura digital. Os resultados apontam para a possibilidade, pela autorreflexão, da tomada de consciência desse cenário, e permite-nos novos olhares para além das telas da informação e comunicação, no sentido de pensarmos em novos direcionamentos de “ser e estar” no mundo.

Keywords : redes sociais; adaptação; sujeito; cultura digital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )