SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número55Ser un maestro experimentado no es siempre una felicidad: perspectivas de profesores sobre el envejecimientoLegislación educativa para el trabajo en Brasil: del imperio a la primera república índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MIRANDA, Nonato Assis de  y  ARCY, Piagetti Júnior Pires. Opção pelo curso técnico integrado ao médio: os agentes influenciadores e a opinião dos estudantes. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.303-327.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1310.

O objetivo desta pesquisa foi identificar, devido ao reduzido número de estudos sobre escolha profissional para alunos que estão terminando o Ensino Fundamental, quais são os principais influenciadores na escolha pelo ensino médio na modalidade técnica, como também pela formação profissional (curso), e em que ordem de importância esses influenciadores se posicionam. Essas duas escolhas podem não compartilhar dos mesmos fatores influenciadores e nas mesmas ordens de importância, sendo nessa diferença que este estudo está fundamentado. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa, realizada com adolescentes do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim), cujos resultados mostram que existem diferentes motivos para escolher entre uma formação de ensino médio na modalidade técnica e o curso.

Palabras clave : Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim); escolha profissional; orientação profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )