SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número55Ser um professor experiente não é sempre uma felicidade: perspectivas de professores sobre o envelhecimentoA legislação educacional para o trabalho no Brasil: do império à primeira república índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

MIRANDA, Nonato Assis de  e  ARCY, Piagetti Júnior Pires. Opção pelo curso técnico integrado ao médio: os agentes influenciadores e a opinião dos estudantes. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.303-327.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1310.

O objetivo desta pesquisa foi identificar, devido ao reduzido número de estudos sobre escolha profissional para alunos que estão terminando o Ensino Fundamental, quais são os principais influenciadores na escolha pelo ensino médio na modalidade técnica, como também pela formação profissional (curso), e em que ordem de importância esses influenciadores se posicionam. Essas duas escolhas podem não compartilhar dos mesmos fatores influenciadores e nas mesmas ordens de importância, sendo nessa diferença que este estudo está fundamentado. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa, realizada com adolescentes do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim), cujos resultados mostram que existem diferentes motivos para escolher entre uma formação de ensino médio na modalidade técnica e o curso.

Palavras-chave : Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim); escolha profissional; orientação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )