SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue55The option for the technical-professional schooling: influencing agents and students’ opinionThe Pibid and the teachers initial training: contributions to inclusive educational practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

MIRANDA, Fernando Silveira Melo Plentz  and  CARMO, Jefferson Carriello do. A legislação educacional para o trabalho no Brasil: do império à primeira república. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.329-343.  Epub Apr 01, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1450.

O texto tem por objetivo apresentar as primeiras legislações sobre a educação para o trabalho no Brasil. O foco da análise está na relação entre a história do país e a necessidade de se legislar sobre a educação para o trabalho. Verifica-se que as classes dominantes que governaram o Brasil no passado jamais se preocuparam em desenvolver um projeto de educação inclusiva; pelo contrário, desde o nascimento do Brasil enquanto nação independente, mantiveram uma educação enciclopédica para poucos e a educação para o trabalho destinada aos filhos dos trabalhadores. A partir da leitura dos textos legais e da história brasileira, conclui-se que a gênese da dualidade educacional no Brasil, que se estende até o século XXI, está no processo de independência do país.

Keywords : educação para o trabalho; Brasil Império; primeira república.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )