SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número55Opción por el curso técnico integrado a la enseñanza media: agentes influyentes y opinión de estudiantesEl Pibid y la formación inicial de profesores: contribuciones a la práctica educativa inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MIRANDA, Fernando Silveira Melo Plentz  y  CARMO, Jefferson Carriello do. A legislação educacional para o trabalho no Brasil: do império à primeira república. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.329-343.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1450.

O texto tem por objetivo apresentar as primeiras legislações sobre a educação para o trabalho no Brasil. O foco da análise está na relação entre a história do país e a necessidade de se legislar sobre a educação para o trabalho. Verifica-se que as classes dominantes que governaram o Brasil no passado jamais se preocuparam em desenvolver um projeto de educação inclusiva; pelo contrário, desde o nascimento do Brasil enquanto nação independente, mantiveram uma educação enciclopédica para poucos e a educação para o trabalho destinada aos filhos dos trabalhadores. A partir da leitura dos textos legais e da história brasileira, conclui-se que a gênese da dualidade educacional no Brasil, que se estende até o século XXI, está no processo de independência do país.

Palabras clave : educação para o trabalho; Brasil Império; primeira república.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )