SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue56Nature conservation, indigenous rights, and settler colonialism: the politics of payments for ecosystem services in Mato Grosso do Sul (Brazil)Ecological look at mediation in the process of inclusion in childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

PISKE, Eliana Lima; GARCIA, Narjara Mendes  and  YUNES, Maria Angela Mattar. Educação Ambiental das Infâncias na perspectiva sistêmica. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.41-70.  Epub July 22, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1330.

O artigo propõe analisar a tríade teórica no campo da educação das infâncias com o objetivo de encontrar as interfaces dos conceitos da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e Francisco Varela, do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, e da Perspectiva Sistêmica da Educação Ambiental, de acordo com seus arcabouços teórico-metodológico-sistêmicos. As dimensões a seguir foram inter-relacionadas como base da pesquisa bibliográfica: a educação como processo; os educadores e as crianças como as pessoas; os contextos como os ambientes educativos; e o tempo na trajetória educativa. Resultados indicam que a complexidade propositiva dos elementos é promotora de desenvolvimento humano com a Educação Ambiental das Infâncias.

Keywords : desenvolvimento humano; educação ambiental; infâncias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )