SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número56Conservación de la naturaleza, derechos indígenas y colonialismo de asentamiento: la política de pagos por servicios ambientales en Mato Grosso do Sul (Brasil)Mirada ecológica de la mediación en el proceso de inclusión en la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PISKE, Eliana Lima; GARCIA, Narjara Mendes  y  YUNES, Maria Angela Mattar. Educação Ambiental das Infâncias na perspectiva sistêmica. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.41-70.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1330.

O artigo propõe analisar a tríade teórica no campo da educação das infâncias com o objetivo de encontrar as interfaces dos conceitos da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e Francisco Varela, do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, e da Perspectiva Sistêmica da Educação Ambiental, de acordo com seus arcabouços teórico-metodológico-sistêmicos. As dimensões a seguir foram inter-relacionadas como base da pesquisa bibliográfica: a educação como processo; os educadores e as crianças como as pessoas; os contextos como os ambientes educativos; e o tempo na trajetória educativa. Resultados indicam que a complexidade propositiva dos elementos é promotora de desenvolvimento humano com a Educação Ambiental das Infâncias.

Palabras clave : desenvolvimento humano; educação ambiental; infâncias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )