SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número56Conservação da natureza, direitos indígenas e colonialismo de povoamento: a política dos pagamentos por serviços ambientais em Mato Grosso do Sul (Brasil)Olhar ecológico sobre a mediação no processo de inclusão na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PISKE, Eliana Lima; GARCIA, Narjara Mendes  e  YUNES, Maria Angela Mattar. Educação Ambiental das Infâncias na perspectiva sistêmica. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.41-70.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1330.

O artigo propõe analisar a tríade teórica no campo da educação das infâncias com o objetivo de encontrar as interfaces dos conceitos da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e Francisco Varela, do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, e da Perspectiva Sistêmica da Educação Ambiental, de acordo com seus arcabouços teórico-metodológico-sistêmicos. As dimensões a seguir foram inter-relacionadas como base da pesquisa bibliográfica: a educação como processo; os educadores e as crianças como as pessoas; os contextos como os ambientes educativos; e o tempo na trajetória educativa. Resultados indicam que a complexidade propositiva dos elementos é promotora de desenvolvimento humano com a Educação Ambiental das Infâncias.

Palavras-chave : desenvolvimento humano; educação ambiental; infâncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )