SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número56Educación Ambiental de Niños en la perspectiva sistémicaTransición entre pre-escuela y primer año: desafíos del contexto educativo portugués índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MOSER, Carla Coutinho; GARCIA, Narjara Mendes  y  CHAGAS, Priscila Wally. Olhar ecológico sobre a mediação no processo de inclusão na educação infantil. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.71-93.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1274.

O presente estudo constitui-se parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem o objetivo de conhecer e compreender os processos de intervenções em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) inseridas na Educação Infantil em territórios ecológicos distintos, identificando as percepções sobre a formação dos educadores e as políticas educacionais direcionadas para esse público. O trabalho teve como proposta utilizar a metodologia da Inserção Ecológica nos contextos escolares que atendem crianças com TEA, com idades de 0 a 5 anos, de forma qualitativa, em contextos sociais diferentes. Os resultados apontam para diferenças e proximidades no trabalho pedagógico realizado pelas professoras no Brasil e em Portugal. Diante disso, é importante que tenhamos o conhecimento da necessidade de intervenção e educação especializadas, para minimizar os sintomas que prejudicam esse trabalho pedagógico e oportunizar uma melhor qualidade de vida para os indivíduos com TEA.

Palabras clave : educação ambiental; intervenção precoce; transtorno do espectro autista; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )