SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue56Ecological look at mediation in the process of inclusion in childhood educationPlaying in childhood education − teaching and learning with playful rhetoric author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

BOLGENHAGEN, Silvani Kempf; COSME, Ariana  and  PINHEIRO, Ana Cristina. Transição entre a Educação Pré-Escolar e o primeiro ano: desafios do contexto educativo português. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.95-116.  Epub July 22, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1442.

Com esta pesquisa, buscamos perceber desafios que se colocam no processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e como eles são espelhados na prática pedagógica dos diferentes atores no processo: educadores de infância, professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e famílias. Analisamos: planificações, registos, relatórios de avaliações e, ainda, a relação destes instrumentos com as novas demandas das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar de 2016 (OCEPE) e o Decreto Lei n. 55/2018. Foi realizado um estudo qualitativo, no paradigma fenomenológico interpretativo. A pesquisa nos permitiu constatar sobre a articulação: i) O olhar das entrevistas e observações das práticas pedagógicas; ii) O tempo das crianças; iii) A importância da afetividade; iv) Do ofício de criança ao ofício do aluno; v) Transição da casa para 1º ano; vi) O olhar das educadoras/professoras sobre os planeamentos; Regras e a imaturidade para adaptação.

Keywords : transição; articulação entre os ciclos; prática pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )