SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número56Mirada ecológica de la mediación en el proceso de inclusión en la educación infantilJugar en la educación de la primera infancia − enseñar y aprender con retóricas lúdicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

BOLGENHAGEN, Silvani Kempf; COSME, Ariana  y  PINHEIRO, Ana Cristina. Transição entre a Educação Pré-Escolar e o primeiro ano: desafios do contexto educativo português. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.95-116.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1442.

Com esta pesquisa, buscamos perceber desafios que se colocam no processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e como eles são espelhados na prática pedagógica dos diferentes atores no processo: educadores de infância, professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e famílias. Analisamos: planificações, registos, relatórios de avaliações e, ainda, a relação destes instrumentos com as novas demandas das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar de 2016 (OCEPE) e o Decreto Lei n. 55/2018. Foi realizado um estudo qualitativo, no paradigma fenomenológico interpretativo. A pesquisa nos permitiu constatar sobre a articulação: i) O olhar das entrevistas e observações das práticas pedagógicas; ii) O tempo das crianças; iii) A importância da afetividade; iv) Do ofício de criança ao ofício do aluno; v) Transição da casa para 1º ano; vi) O olhar das educadoras/professoras sobre os planeamentos; Regras e a imaturidade para adaptação.

Palabras clave : transição; articulação entre os ciclos; prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )