SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue56Public-private relations in public education: the implications of the agreements for early childhood education in the municipality of Campo Grande, MSThe São Paulo Faz Escola Program and the curricular proposal of São Paulo state in the teachers’ perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

PINHO, Ana Sueli Teixeira de  and  SOUZA, Elizeu Clementino de. Acolhimento às diferenças e temporalidades dos sujeitos: implicações curriculares na constituição do tempo escolar. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.149-170.  Epub July 22, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1488.

O texto objetiva estabelecer relações entre o acolhimento às diferenças e temporalidades dos sujeitos, observando implicações curriculares daí emergentes e seus efeitos na constituição do tempo escolar. Do ponto de vista metodológico, adotaram-se princípios da pesquisa (auto)biográfica e a entrevista narrativa como dispositivo de pesquisa. No modelo curricular, ainda vigente, a expectativa é de que o sujeito internalize formas de controle do tempo, a fim de convertê-lo num corpo dócil e previsível, em relação a suas ações, de modo que todos se tornem parecidos, apesar de suas diferenças. Destacamos, como resultado da pesquisa, a necessidade de as políticas curriculares considerarem a reação do outro, que não se submete a um modelo curricular pronto, baseado na imposição de uma sincronização, com a justificativa de socialização, de inserção no mercado, de preparação para a vida e necessidade de acolhimento às diferenças e suas temporalidades, a fim de garantir a oportunidade de pensar a educação, a partir da coexistência e interação da diferença.

Keywords : tempo escolar; acolhimento às diferenças; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )