SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número56Relações público-privadas na educação pública: as implicações dos convênios para a Educação Infantil no município de Campo Grande, MSO Programa São Paulo Faz Escola e a proposta curricular paulista na visão dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PINHO, Ana Sueli Teixeira de  e  SOUZA, Elizeu Clementino de. Acolhimento às diferenças e temporalidades dos sujeitos: implicações curriculares na constituição do tempo escolar. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.149-170.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1488.

O texto objetiva estabelecer relações entre o acolhimento às diferenças e temporalidades dos sujeitos, observando implicações curriculares daí emergentes e seus efeitos na constituição do tempo escolar. Do ponto de vista metodológico, adotaram-se princípios da pesquisa (auto)biográfica e a entrevista narrativa como dispositivo de pesquisa. No modelo curricular, ainda vigente, a expectativa é de que o sujeito internalize formas de controle do tempo, a fim de convertê-lo num corpo dócil e previsível, em relação a suas ações, de modo que todos se tornem parecidos, apesar de suas diferenças. Destacamos, como resultado da pesquisa, a necessidade de as políticas curriculares considerarem a reação do outro, que não se submete a um modelo curricular pronto, baseado na imposição de uma sincronização, com a justificativa de socialização, de inserção no mercado, de preparação para a vida e necessidade de acolhimento às diferenças e suas temporalidades, a fim de garantir a oportunidade de pensar a educação, a partir da coexistência e interação da diferença.

Palavras-chave : tempo escolar; acolhimento às diferenças; currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )