SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número56Acolhimento às diferenças e temporalidades dos sujeitos: implicações curriculares na constituição do tempo escolarA complexidade da docência: a percepção de estagiários de Pedagogia sobre os desafios para a promoção do bem-estar docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ORTEGA, Daiani Vieira  e  MILITAO, Silvio Cesar Nunes. O Programa São Paulo Faz Escola e a proposta curricular paulista na visão dos professores. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.171-193.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1431.

Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 2017-2018, que buscou desvelar a percepção dos professores acerca da proposta curricular implementada a partir do Programa São Paulo Faz Escola (PSPFE) durante a gestão de José Serra (2007-2010). Diante do objetivo precípuo e a partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso em uma escola do interior do estado de São Paulo e coletaram-se os dados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores. Os resultados da pesquisa apontam que a falta de participação dos professores na formulação da proposta e as diferenças de concepção de educação presentes nela foram responsáveis pela rejeição dos professores e adoção de estratégias de resistência. Viu-se que, mesmo diante do conjunto de ações que visaram garantir a consolidação da proposta (EFAP, SARESP, Bônus), os professores refletem sobre a prática pedagógica e adotam estratégias para construir um conhecimento contextualizado com a realidade dos seus alunos.

Palavras-chave : proposta curricular; Programa São Paulo Faz Escola; Estado de São Paulo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )