SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue56The São Paulo Faz Escola Program and the curricular proposal of São Paulo state in the teachers’ perceptionFormative trajectory of youth and adult educators: the state of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

FERRONATO, Eliane Terezinha Tulio  and  REBOLO, Flavinês. A complexidade da docência: a percepção de estagiários de Pedagogia sobre os desafios para a promoção do bem-estar docente. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.195-217.  Epub July 22, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1449.

Este artigo apresenta os desafios da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na percepção de seis acadêmicas do curso de Pedagogia, durante o período de Estágio Supervisionado (ES), realizado em cinco escolas municipais de uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul (MS). A metodologia, de abordagem qualitativa, utilizou como dados para as análises as narrativas autobiográficas produzidas nos relatórios finais do Estágio Supervisionado. Com objetivo de compreender quais as percepções que as estagiárias tiveram sobre os desafios da profissão docente e se permaneciam motivadas para a docência após a realização do estágio, as narrativas foram analisadas por meio da análise temática de conteúdo, proposta por Fritz Schütze. Constatou-se que, apesar de terem percebido alguns desafios e ou fatores dificultadores do bem-estar docente, como a superlotação e a indisciplina na sala de aula, a complexa relação entre família e escola, a falta de recursos materiais e a inclusão de crianças com deficiências, essas estagiárias continuaram motivadas e determinadas a abraçar a profissão docente.

Keywords : estágio supervisionado; narrativas autobiográficas; bem-estar/mal-estar docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )