SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número56El Programa São Paulo Faz Escola y la propuesta curricular de São Paulo en la visión de los maestrosTrayectoria formativa de educadores de jóvenes y adultos: el estado del conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

FERRONATO, Eliane Terezinha Tulio  y  REBOLO, Flavinês. A complexidade da docência: a percepção de estagiários de Pedagogia sobre os desafios para a promoção do bem-estar docente. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.195-217.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1449.

Este artigo apresenta os desafios da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na percepção de seis acadêmicas do curso de Pedagogia, durante o período de Estágio Supervisionado (ES), realizado em cinco escolas municipais de uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul (MS). A metodologia, de abordagem qualitativa, utilizou como dados para as análises as narrativas autobiográficas produzidas nos relatórios finais do Estágio Supervisionado. Com objetivo de compreender quais as percepções que as estagiárias tiveram sobre os desafios da profissão docente e se permaneciam motivadas para a docência após a realização do estágio, as narrativas foram analisadas por meio da análise temática de conteúdo, proposta por Fritz Schütze. Constatou-se que, apesar de terem percebido alguns desafios e ou fatores dificultadores do bem-estar docente, como a superlotação e a indisciplina na sala de aula, a complexa relação entre família e escola, a falta de recursos materiais e a inclusão de crianças com deficiências, essas estagiárias continuaram motivadas e determinadas a abraçar a profissão docente.

Palabras clave : estágio supervisionado; narrativas autobiográficas; bem-estar/mal-estar docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )