SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número56Nuevo modelo de gobernanza: viejas estrategias de gestión para las escuelas públicas de Santa Catarina¿Una idea valiente o un sueño a ser construido? Anísio Teixeira y el proyecto de educación brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

ROMAGUERA, Alda; SILVA, Ana Cristina; BELLINI, Magda  y  SANTOS, Vinícius. Dissertações e teses produzidas entre os anos 2000 e 2017: uma contribuição para o cotidiano escolar. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.287-305.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1492.

Este artigo apresenta as contribuições teórico-metodológicas de um Programa de Pós-Graduação na área de Educação Escolar (PPGE). Problematiza as metodologias e orientações de escritas conservadoras, para tecer novas formas de pesquisar com as abordagens teóricas e os processos de criação dos cotidianos escolares. Analisa as dissertações e teses defendidas no Programa abrangendo os dezessete primeiros anos do século XXI. Tal análise da produção de sentidos em Educação fundamenta-se na abordagem qualitativa, de tipo bibliográfico-documental, e escolhe como lugar investigativo as relações com o conhecimento vivido. Debruça-se sobre a produção acadêmica deste PPGE e dele recolhe diferentes sentidos que se podem produzir, ao aproximar o campo conceitual dos cotidianos com as práticas inventivas recolhidas nas dissertações e teses. Os resultados apresentados por esta pesquisa evidenciam, pelas escritas e metodologias abordadas, um exercício de práticas pedagógicas diferenciais e transformadoras nos/dos/com os cotidianos de escolas públicas da cidade de Sorocaba, SP, e região.

Palabras clave : Educação; cotidiano escolar; práticas pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )