SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número56Disertaciones y tesis producidas entre los años 2000 y 2017: una contribución a la vida escolar diaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

DIAS, Kamila Gusatti; CAMARGO, Kênia Guimarães Furquim  y  ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Uma ideia destemida ou um sonho a ser construído? Anísio Teixeira e o projeto de educação brasileira. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.56, pp.307-324.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1420.

O presente texto tem como escopo evidenciar aspectos relevantes sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira (1900-1971) e, sobretudo, investigar os momentos decisivos da sua biografia, suas motivações como educador, bem como os aspectos da sua apropriação das ideias de John Dewey e a atualidade das suas concepções para pensar a educação brasileira contemporânea. O aporte teórico está pautado em uma pesquisa de cunho bibliográfico, a qual pode nos oferecer subsídios para compreendermos a trajetória do pensamento intelectual do autor para a realização de um projeto de educação brasileira. Anísio Teixeira foi um dos defensores de um movimento de entusiasmo pela educação e de um otimismo pedagógico, liderado pelos intelectuais que defendiam a expansão da escola pública, gratuita e laica. A mola propulsora da obra anisiana no campo da educação estava pautada na educação como um direito de todos, não apenas das elites e jamais como um privilégio para poucos. Esperamos que essa inspiração denominada aqui por ideia destemida ou talvez um sonho construído por ele possa nos impulsionar a acreditar em uma educação pública de fato igualitária, democrática e, sobretudo, de qualidade. Anísio Teixeira sonhou e, no seu sonho, viu uma escola eficiente para o povo brasileiro, e é com esse propósito que ainda lutamos por ela.

Palabras clave : Anísio Teixeira; vida; obra.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )