SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57Educador social yo soy: quién era y en qué me convertí, cómo y con quién... índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

VIEIRA, Ricardo; VIEIRA, Ana Maria  y  MARQUES, José Carlos. Educação para a sustentabilidade: entre a vida na escola e a escola da vida. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.5-23.  Epub 18-Oct-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1555.

Neste texto, apresentamos alguns dados de uma investigação em curso cujo objetivo principal passa por entender as perceções e práticas que pessoas de várias faixas etárias possuem relativamente a questões de sustentabilidade. Desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica sobre a sustentabilidade no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (CONSELHO EMPRESARIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL [BCSD], 2021). Em termos empíricos, entrevistámos quatro sujeitos com as seguintes idades: 15, 22, 61 e 70 anos. Posteriormente à transcrição das entrevistas, fizemos uma análise comparativa das vozes captadas a propósito da importância que atribuem às práticas de sustentabilidade. Tentamos, assim, perceber de que forma a idade e o contexto sociocultural dessas pessoas influenciam as práticas e perceções que elas possuem sobre o tema da sustentabilidade.

Palabras clave : sustentabilidade; objetivos de desenvolvimento sustentável; educação para a sustentabilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )