SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue57Education for sustainability: between school life and the school of lifeCase study: teaching strategy in the context of professional and technological education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

VIEIRA, Ana Maria; VIEIRA, Ricardo  and  MARQUES, José Carlos. Educador social eu sou: quem eu era e no que me tornei, como e com quem... Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.25-40.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1573.

Este texto resulta da análise dos primeiros dados recolhidos no âmbito de um projeto maior que se dá pelo nome de “Educadores sociais em Portugal: quem são, onde estão e o que fazem? Identidades e Transformações”. Os seus autores estão ligados ao desenvolvimento da educação/pedagogia social em Portugal e dos seus profissionais, os educadores sociais, que têm acompanhado em formações de licenciatura, mestrado e doutorado, em estágios em diversas instituições socioeducativas, de reinserção social, de acolhimento familiar, e em escolas que assumem que a educação começa fora da escola, passa por ela e estende-se para além dela. O educador social é, assim, um mediador intercultural, um mediador socioeducativo, um construtor de pontes entre culturas, pessoas, grupos e comunidades, que tem formação académica para o efeito, mas que, como aqui pretendemos apontar, nas palavras dos sujeitos escutados, tem momentos marcantes que só ele pode assinalar, momentos formativos que considera significativos na sua história de vida para chegar a ser o profissional que é.

Keywords : hermenêutica; autoformação e heteroformação; autobiografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )