SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57Educação para a sustentabilidade: entre a vida na escola e a escola da vidaEstudo de caso: estratégia de ensinagem no contexto da educação profissional e tecnológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

VIEIRA, Ana Maria; VIEIRA, Ricardo  e  MARQUES, José Carlos. Educador social eu sou: quem eu era e no que me tornei, como e com quem... Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.25-40.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1573.

Este texto resulta da análise dos primeiros dados recolhidos no âmbito de um projeto maior que se dá pelo nome de “Educadores sociais em Portugal: quem são, onde estão e o que fazem? Identidades e Transformações”. Os seus autores estão ligados ao desenvolvimento da educação/pedagogia social em Portugal e dos seus profissionais, os educadores sociais, que têm acompanhado em formações de licenciatura, mestrado e doutorado, em estágios em diversas instituições socioeducativas, de reinserção social, de acolhimento familiar, e em escolas que assumem que a educação começa fora da escola, passa por ela e estende-se para além dela. O educador social é, assim, um mediador intercultural, um mediador socioeducativo, um construtor de pontes entre culturas, pessoas, grupos e comunidades, que tem formação académica para o efeito, mas que, como aqui pretendemos apontar, nas palavras dos sujeitos escutados, tem momentos marcantes que só ele pode assinalar, momentos formativos que considera significativos na sua história de vida para chegar a ser o profissional que é.

Palavras-chave : hermenêutica; autoformação e heteroformação; autobiografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )