SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue57Social educator, what I am: who I was and what I became, how and with whom...Essay on the pedagogical fundamentals of the educational method of John Melchior Bosco (Don Bosco) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

CASTAMAN, Ana Sara  and  TOMMASINI, Angélica. Estudo de caso: estratégia de ensinagem no contexto da educação profissional e tecnológica. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.41-58.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1466.

O presente estudo tem por objetivo conhecer sobre as estratégias de ensinagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), de modo a compreender acerca do emprego do estudo de caso no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em uma instituição de ensino federal. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, pautada na técnica bibliográfica e no relato de experiência, busca-se: a) examinar sobre as estratégias de ensinagem na EPT; b) refletir acerca do emprego do Estudo de Caso, enquanto estratégia de ensinagem no PROEJA. Conclui-se que o estudo de caso é uma estratégia de ensinagem importante e potencial no PROEJA para desenvolver a criticidade, a autonomia e a participação do estudante, por meio de imersão profissional, pesquisas de campo e em grupo. Além disso, permite explorar e compreender os fatores determinantes e consequentes da realidade, das rotinas e das práticas da situação-problema.

Keywords : estratégia de ensino; estudo de caso; educação de jovens e adultos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )