SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57Educador social eu sou: quem eu era e no que me tornei, como e com quem...Ensaio sobre os fundamentos pedagógicos do método educativo de João Melchior Bosco (Dom Bosco) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CASTAMAN, Ana Sara  e  TOMMASINI, Angélica. Estudo de caso: estratégia de ensinagem no contexto da educação profissional e tecnológica. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.41-58.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1466.

O presente estudo tem por objetivo conhecer sobre as estratégias de ensinagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), de modo a compreender acerca do emprego do estudo de caso no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em uma instituição de ensino federal. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, pautada na técnica bibliográfica e no relato de experiência, busca-se: a) examinar sobre as estratégias de ensinagem na EPT; b) refletir acerca do emprego do Estudo de Caso, enquanto estratégia de ensinagem no PROEJA. Conclui-se que o estudo de caso é uma estratégia de ensinagem importante e potencial no PROEJA para desenvolver a criticidade, a autonomia e a participação do estudante, por meio de imersão profissional, pesquisas de campo e em grupo. Além disso, permite explorar e compreender os fatores determinantes e consequentes da realidade, das rotinas e das práticas da situação-problema.

Palavras-chave : estratégia de ensino; estudo de caso; educação de jovens e adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )