SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue57Case study: teaching strategy in the context of professional and technological educationPedagogical knowledge in teacher education: an analysis of the “Pedagogy and Teaching Practice” manual (2012) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

MIALHE, Jorge Luís  and  SOFFNER, Renato Kraide. Ensaio sobre os fundamentos pedagógicos do método educativo de João Melchior Bosco (Dom Bosco). Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.59-80.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1512.

Este trabalho teve por objetivo o levantamento das bases pedagógicas do modelo educativo proposto por João Melchior Bosco, mais conhecido por Dom Bosco, sacerdote católico italiano do século XIX e fundador da Congregação Salesiana. Por meio de revisão de literatura de autores da própria Congregação e de fontes primárias (textos de Dom Bosco e de seus colaboradores), pudemos mapear a evolução dos princípios que sustentam o método educativo analisado e compará-lo ao que se chama hoje de Ciência da Educação, na tentativa de testar a condição de cientificidade do modelo salesiano. Concluímos que a iniciativa educacional de João Bosco não tem, originalmente, os fundamentos científicos da Pedagogia como conhecida hoje, mas foi revista por autores da Congregação Salesiana, com a finalidade de introduzir indicadores e critérios pedagógicos de modo a sistematizar e oficializar seu trabalho dentro dos princípios de uma Pedagogia formal. O que se chama hoje de “Pedagogia Salesiana” é, na verdade, o que os salesianos seguidores de Dom Bosco reconhecem como “Sistema Preventivo”.

Keywords : Dom Bosco; método educativo; ciência da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )