SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57Estudio de caso: estrategia docente en el contexto de la educación profesional y tecnológicaConocimientos pedagógicos en la formación del profesorado: un análisis del manual “Pedagogía y Práctica Docente” (2012) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MIALHE, Jorge Luís  y  SOFFNER, Renato Kraide. Ensaio sobre os fundamentos pedagógicos do método educativo de João Melchior Bosco (Dom Bosco). Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.59-80.  Epub 18-Oct-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1512.

Este trabalho teve por objetivo o levantamento das bases pedagógicas do modelo educativo proposto por João Melchior Bosco, mais conhecido por Dom Bosco, sacerdote católico italiano do século XIX e fundador da Congregação Salesiana. Por meio de revisão de literatura de autores da própria Congregação e de fontes primárias (textos de Dom Bosco e de seus colaboradores), pudemos mapear a evolução dos princípios que sustentam o método educativo analisado e compará-lo ao que se chama hoje de Ciência da Educação, na tentativa de testar a condição de cientificidade do modelo salesiano. Concluímos que a iniciativa educacional de João Bosco não tem, originalmente, os fundamentos científicos da Pedagogia como conhecida hoje, mas foi revista por autores da Congregação Salesiana, com a finalidade de introduzir indicadores e critérios pedagógicos de modo a sistematizar e oficializar seu trabalho dentro dos princípios de uma Pedagogia formal. O que se chama hoje de “Pedagogia Salesiana” é, na verdade, o que os salesianos seguidores de Dom Bosco reconhecem como “Sistema Preventivo”.

Palabras clave : Dom Bosco; método educativo; ciência da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )