SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57Ensaio sobre os fundamentos pedagógicos do método educativo de João Melchior Bosco (Dom Bosco)Projeto social na área do esporte: acompanhamento de uma experiência extensionista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

HEGETO, Léia de Cassia Fernandes  e  REIS, Tiago Cordeiro dos. Conhecimentos pedagógicos na formação de professores: uma análise do manual “Pedagogia e Prática Docente” (2012). Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.81-101.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1424.

Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos pedagógicos presentes na formação de professores a partir da análise do manual “Pedagogia e Prática Docente”, da autora Maria Amélia R. S. Franco (2012). Os manuais são produtos e produtores de conhecimentos e práticas escolares (BUFREM; SCHMIDT; GARCIA, 2006), sendo também construtores de identidades pessoais e profissionais docentes. A pesquisa qualitativa teve como fundamento a análise documental e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para revelar os conhecimentos abordados no manual, o qual faz parte da Coleção Docência em Formação/Série Saberes Pedagógicos, da Editora Cortez. Foram selecionadas as seguintes categorias de análise: temáticas e encaminhamento metodológico presentes no livro. Foram analisadas as temáticas: Pedagogia, Didática, Práticas Educativas, Práticas Pedagógicas, Práticas Docentes, Subjetividade Pedagógica e Dialogicidade; e a pesquisa-ação como encaminhamento metodológico. Os resultados revelam que o livro analisado trata sobre os conhecimentos mobilizados no ato de ensinar e os desafios da Pedagogia e Prática Docente, contribuindo, assim, para a formação de professores. O livro propõe uma metodologia de pesquisa pedagogicamente fundamentada para uso dos docentes nas práticas escolares coletivas.

Palavras-chave : conhecimentos pedagógicos; manuais; formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )