SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue57Pedagogical knowledge in teacher education: an analysis of the “Pedagogy and Teaching Practice” manual (2012)Challenges to the Bachelor’s Course in Public Administration of the Federal Institute of Paraíba for the improvement of the evaluation process in the context of the SINAES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

FETZNER, Andréa Rosana; CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de  and  SANTOS, Laís Conceição dos. Projeto social na área do esporte: acompanhamento de uma experiência extensionista. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.103-123.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1531.

Este trabalho, financiado pelo Ministério da Cidadania e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), apresenta a experiência de pesquisa extensionista desenvolvida no acompanhamento do Projeto Cidadania em Ação, na área da Educação. O objetivo da pesquisa extensionista foi acompanhar, de forma participante, o oferecimento de esporte na faixa etária dos 6 aos 14 anos. A metodologia, de orientação qualitativa, envolveu observação participante, entrevistas e questionários. Para desenvolvimento do trabalho, foram acompanhados três núcleos do projeto, na cidade do Rio de Janeiro, que atendiam prioritariamente a faixa etária foco do estudo. Este artigo apresenta a avaliação dos participantes sobre o desenvolvimento das ações. O estudo indica aspectos em que o Projeto atende às proposições iniciais, em sua ação educativa e de integração entre os participantes, assim como limites, indicados pelos participantes, no que se refere principalmente aos materiais disponibilizados.

Keywords : projeto social; pesquisa extensionista; satisfação dos participantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )