SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57Conhecimentos pedagógicos na formação de professores: uma análise do manual “Pedagogia e Prática Docente” (2012)Desafios ao Bacharelado em Administração Pública do Instituto Federal da Paraíba para a melhoria do processo avaliativo no contexto do SINAES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

FETZNER, Andréa Rosana; CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de  e  SANTOS, Laís Conceição dos. Projeto social na área do esporte: acompanhamento de uma experiência extensionista. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.103-123.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1531.

Este trabalho, financiado pelo Ministério da Cidadania e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), apresenta a experiência de pesquisa extensionista desenvolvida no acompanhamento do Projeto Cidadania em Ação, na área da Educação. O objetivo da pesquisa extensionista foi acompanhar, de forma participante, o oferecimento de esporte na faixa etária dos 6 aos 14 anos. A metodologia, de orientação qualitativa, envolveu observação participante, entrevistas e questionários. Para desenvolvimento do trabalho, foram acompanhados três núcleos do projeto, na cidade do Rio de Janeiro, que atendiam prioritariamente a faixa etária foco do estudo. Este artigo apresenta a avaliação dos participantes sobre o desenvolvimento das ações. O estudo indica aspectos em que o Projeto atende às proposições iniciais, em sua ação educativa e de integração entre os participantes, assim como limites, indicados pelos participantes, no que se refere principalmente aos materiais disponibilizados.

Palavras-chave : projeto social; pesquisa extensionista; satisfação dos participantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )