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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PAIVA, Marcos Vasconcelos  e  GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Desafios ao Bacharelado em Administração Pública do Instituto Federal da Paraíba para a melhoria do processo avaliativo no contexto do SINAES. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.125-145.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1515.

O objetivo da pesquisa é identificar os novos desafios à gestão do Bacharelado em Administração Pública (BAP), na modalidade de Educação a Distância (EaD) ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa, diante da atualização do instrumento de avaliação de cursos de graduação (IACG) no ano de 2017, com foco no instrumento utilizado para a renovação e o reconhecimento de curso. A investigação consiste em um estudo de caso, de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivo descritiva, com a coleta de dados realizada por procedimento documental. Foram analisados cinco indicadores de desempenho de conceito 3, menor valor obtido no último relatório de avaliação externa in loco do curso, identificados como: material didático institucional; gabinetes de trabalho para professores em Tempo Integral; espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos; sala de professores; e salas de aula. Destacaram-se, ainda em análise, quatro indicadores incluídos no novo IACG, com aplicações comprovadas ao BAP: conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); equipe multidisciplinar; e experiência no exercício da docência na EaD. Propõe-se, com a apresentação dos resultados, evidenciar os aspectos de insuficiência e os novos indicadores relacionados ao BAP que auxiliem os gestores nas tomadas de decisões diante das novas demandas do IACG, objetivando a melhoria da qualidade do processo avaliativo.

Palavras-chave : SINAES; BAP; IFPB; curso de graduação.

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