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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CASAGRANDE, Ana Lara. Gestão democrática e formação de professores. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.147-165.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1498.

Ao refletir sobre gestão democrática e formação de professores no Brasil, com ênfase no caminho traçado para a cidadania, no Estado patrimonial, na universidade pública e no papel dos formadores de professores diante dos mecanismos de participação, este texto objetiva problematizar a formação de professores como um eixo fundante da promoção dos valores que fomentam a atuação voltada para uma gestão democrática na escola, bem como o entendimento da sua importância. Para cumprir com tal objetivo, é feito um estudo exploratório, de abordagem qualitativa. Partimos do pressuposto de que, na Educação Superior, a discussão crítica sobre o papel do Estado e a participação popular estimulam a formação de professores comprometida com uma proposta de educação (e gestão) conduzida por um processo efetivamente democrático. Esse adjetivo empregado junto ao Estado brasileiro tem um caminho complexo e lento de firmamento de raízes em solo não tão fértil, o que faz com que seja necessário discutir tais idiossincrasias, temendo ventos fortes no sentido contrário, que abalem o pouco de sombra que se formou até aqui.

Palavras-chave : educação; gestão democrática; formação de professores.

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