SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57Feminização do magistério na rede municipal de ensino de Sorocaba sob a perspectiva dos professoresCurrículo e (de)colonialidade: a potência decolonial em escolas com baixo IDEB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

MONTIEL, Larissa Wayhs Trein  e  CAMPOS, Míria Izabel. Trajetórias de profissionalização docente da mulher educadora: monitoras de creche em Naviraí, MS. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.231-251.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1430.

O atendimento coletivo das crianças nas creches no Brasil se pautou pela ideia preconcebida de que a mulher, por sua natureza feminina, seria mais bem preparada para assumir as funções naqueles espaços. Nesse contexto, o objetivo geral neste texto foi dar visibilidade às trajetórias de profissionalização docente de mulheres educadoras de Naviraí, Mato Grosso do Sul. Para tanto, elencaram-se como objetivos específicos saber quando se tornaram monitoras de creche; quais motivos e/ou interesses as levaram à escolha profissional; como questões de gênero permearam e refletiram nas trajetórias de vida e profissão; e de que forma compreenderam a necessidade de uma profissionalização docente para se estabelecerem na carreira. Utilizou-se como recurso metodológico a História Oral temática, tendo sido realizadas entrevistas, as quais foram analisadas à luz do referencial teórico eliasiano. Percebeu-se que as políticas educacionais pensadas para o atendimento à criança pequena geraram uma alteração na carreira destas profissionais, e isso se refletiu em suas trajetórias de formação docente. Compreendeu-se que rememorar os aspectos envolvidos no percurso de suas vidas e trajetórias profissionais possibilitou o entendimento de como as figurações, isto é, as redes de interdependência, foram constituídas pelas mulheres educadoras e ao mesmo tempo as constituíram, trazendo à tona questões de gênero e poder inerentes aos diferentes tempos e espaços de trabalho e formação.

Palavras-chave : profissão docente; gênero; figurações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )