SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número57Trajetórias de profissionalização docente da mulher educadora: monitoras de creche em Naviraí, MSO conceito de Competências Socioemocionais nas reformas educacionais brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PAVAN, Ruth  e  TEDESCHI, Sirley Lizott. Currículo e (de)colonialidade: a potência decolonial em escolas com baixo IDEB. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.253-266.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1538.

O artigo, fruto de projeto de pesquisa com apoio do CNPq, pretende mostrar, por meio da análise de entrevistas com professoras e professores que atuam em escolas públicas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que há potência decolonial em escolas (des)classificadas pelas avaliações em larga escala como tendo baixa qualidade. Inicialmente, fazemos uma discussão do currículo e da colonialidade. Em seguida, trazemos as incursões metodológicas, com destaque para a escolha dos sujeitos e para o instrumento de coleta de dados, articulando-as com a concepção teórica, pautada em autores do campo crítico, sobretudo em autores da decolonialidade. Segue, então, a análise da pesquisa de campo. Por fim, apresentamos algumas conclusões, de caráter provisório, pois entendemos, juntamente dos autores e das autoras que trazemos neste artigo, que tanto o conhecimento quanto o currículo são campos dinâmicos, portanto, sem possibilidade de oferecer conclusões definitivas e fechadas. As falas analisadas das professoras e dos professores situam-se, ainda que de forma tênue, na perspectiva da denúncia, ao criticarem o racismo e o currículo oficial, mas também se situam na perspectiva das alternativas ao inserirem o contexto e a realidade dos alunos, vendo neles conhecimentos importantes a serem incluídos no currículo.

Palavras-chave : currículo; decolonialidade; escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )