SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue57Curriculum and (de)coloniality: the decolonial potency in low IDEB schoolsImplementation of the 3rd cycle for learning in the public school system in the Federal District author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

MANFRE, Ademir Henrique. O conceito de Competências Socioemocionais nas reformas educacionais brasileiras. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.267-288.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1419.

O presente artigo trata do tema Competências Socioemocionais e Educação Escolar. Ampara-se nos estudos provenientes do campo das Políticas Curriculares e visou problematizar o modelo de currículo socioemocional reconhecido como um dos pilares da Educação. O objetivo foi refletir sobre os limites da chamada Pedagogia das Competências propostas pelas reformas educacionais atuais. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por Competências Socioemocionais entende-se o conjunto de habilidades e procedimentos necessários para que o indivíduo desenvolva autoconhecimentos, capacidades de mediar conflitos e solucionar problemas cotidianos. Nessa perspectiva, a Pedagogia das Competências Socioemocionais, em contraposição à educação tradicional, surge como proposta de formação integral: afetiva, cultural, educacional, profissional. Diante do exposto, a partir do referencial teórico frankfurtiano, pretendeu-se analisar os limites da concepção educacional de Competência Socioemocional alinhada à lógica instrumental e empresarial. Partiu-se do seguinte questionamento: por que a escola é chamada a desenvolver capacidades e habilidades teóricas e práticas permeadas pela Pedagogia das Competências Socioemocionais? Concluindo, a partir da perspectiva filosófico-crítica sobre formação cultural (Bildung), apresentou-se como o imperativo econômico na Educação se traduz no que Adorno conceituou de Semiformação (Halbbildung).

Keywords : competências socioemocionais; semiformação; docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )