SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue57The concept of Socio-Emotional Competences in Brazilian educational reforms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

FERREIRA, Valdivina Alves; CHAGAS, Alisson Moura  and  SOUZA, Thamara Maria de. Percurso de implantação do terceiro ciclo para aprendizagem na rede pública de ensino do Distrito Federal. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.289-306.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1306.

O texto objetiva refletir acerca dos Ciclos para as Aprendizagens implementados na rede pública de ensino do Distrito Federal, legitimados pela Lei n. 5.499, de 14/7/2015, que aprova o Plano Distrital de Educação (PDE). Assim, a partir da promulgação do PDE (2015), as escolas, em substituição à organização seriada, passam a se organizar em ciclos para as aprendizagens. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Mesmo com os aspectos legais, compreende-se que esse processo de organização escolar deve ser implementado com cautela, uma vez que a legislação é base dessa política pública, porém as leis não a sustentam por si só. Os dados analisados indicam a preocupação com a retenção dos estudantes, bem como a formação continuada para atuarem nos ciclos. Observa-se que não basta trocar a forma de organização da escolaridade, é preciso instrumentalizar os docentes para que possam materializar a política nas salas de aula.

Keywords : organização do ensino; ciclo para as aprendizagens; professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )