SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Pasos para desencadenar y efectuar un currículo-danzanteAfirmar la vida en el encuentro entre cine y formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

VICCI, Gonzalo  y  CABRERA, Mónica. Identidade rural: discursos e imagens em pequenas localidades de Paysandú, Uruguai. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.55-66.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1604.

O objetivo deste artigo é delinear as linhas principais de um projeto que visa identificar e analisar, de forma participativa, o impacto dos discursos padronizados relacionados com a ruralidade no ambiente das pequenas comunidades rurais do interior do departamento de Paysandú, no Uruguai. O contexto de acesso generalizado à ligação à Internet e aos dispositivos de informação e comunicação em todo o Uruguai poderia ser um desencadeador de mudanças na forma como as crianças em idade escolar que vivem em zonas rurais estão a construir as suas identidades. É interessante prestar atenção aos condensados visuais que circulam, sejam eles provenientes do ambiente tradicional ou do ambiente familiar, ou descartar a hipótese de hibridização que a globalização desencadeia, identificando os mecanismos através dos quais estas identidades de ruralidade e a ligação com os espaços comuns do ambiente são moldadas. Propõe-se centrar-se nas escolas rurais mono e multiprofissionais, considerando que constituem e definem um espaço público para a construção da cidadania num território específico e selecionado. Ainda que a implementação deste dispositivo tivesse sido prevista, o surto da pandemia parou a possibilidade de realizar as atividades tal como foram concebidas, o que modificou o processo e abriu o desafio de explorar novas formas de abordagem. Este documento relata este processo.

Palabras clave : cultura visual; identidade local; educação rural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )