SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Identidad rural: discursos e imágenes en pequeñas localidades de Paysandú, UruguayLa tarea artística del acto de conocer: estética, creación y reexistencia en Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

ROSEIRO, Steferson Zanoni; LOURENCO, Suzany Goulart  y  CARVALHO, Janete Magalhães. Afirmar a vida no encontro entre o cinema e uma formação de professoras. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.67-88.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1574.

Objetiva problematizar os modos de pensar e praticar os currículos no cotidiano escolar em direção ao fortalecimento do apego à vida na escola a partir de discussões e ideias decorrentes de uma pesquisa-formação no contato com dois curtas-metragens. Metodologicamente, foram criadas redes de conversações com professoras de uma Rede Municipal de Ensino, para tensionar o limite do corpo-indivíduo em direção à produção de coletivos verdadeiramente implicados com os pensamentos curriculares, partindo de dois curtas-metragens como elementos disparadores para as conversações: L3.o (2014) e Piirongin Piiloissa (2011). Por meio das imagens-cinema apresentadas, notou-se uma movimentação do pensamento das professoras, ao atualizarem enunciações acerca da vida escolar e de seus limites, destacando as rasuras produzidas pela emoção criadora que expandem o apego à vida. Por fim, conclui que o apego à vida é necessário para liberar a vida e permitir a passagem da pulsão vital que dá acesso à potência de criação e, assim, das problematizações e criações docentes.

Palabras clave : currículo; apego à vida; imagem-cinema.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )