SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Identidade rural: discursos e imagens em pequenas localidades de Paysandú, UruguaiA tarefa artística do ato de conhecer: estética, criação e reexistência em Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ROSEIRO, Steferson Zanoni; LOURENCO, Suzany Goulart  e  CARVALHO, Janete Magalhães. Afirmar a vida no encontro entre o cinema e uma formação de professoras. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.67-88.  Epub 28-Fev-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1574.

Objetiva problematizar os modos de pensar e praticar os currículos no cotidiano escolar em direção ao fortalecimento do apego à vida na escola a partir de discussões e ideias decorrentes de uma pesquisa-formação no contato com dois curtas-metragens. Metodologicamente, foram criadas redes de conversações com professoras de uma Rede Municipal de Ensino, para tensionar o limite do corpo-indivíduo em direção à produção de coletivos verdadeiramente implicados com os pensamentos curriculares, partindo de dois curtas-metragens como elementos disparadores para as conversações: L3.o (2014) e Piirongin Piiloissa (2011). Por meio das imagens-cinema apresentadas, notou-se uma movimentação do pensamento das professoras, ao atualizarem enunciações acerca da vida escolar e de seus limites, destacando as rasuras produzidas pela emoção criadora que expandem o apego à vida. Por fim, conclui que o apego à vida é necessário para liberar a vida e permitir a passagem da pulsão vital que dá acesso à potência de criação e, assim, das problematizações e criações docentes.

Palavras-chave : currículo; apego à vida; imagem-cinema.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )