SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Afirmar la vida en el encuentro entre cine y formación docenteEl encuentro con los signos artísticos del cine produciendo movimientos aberrantes en redes de conversación con profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

BERINO, Aristóteles de Paula; NEVES, Luciana Dilascio  y  SANTOS, Vanessa de Andrade Lira dos. A tarefa artística do ato de conhecer: estética, criação e reexistência em Paulo Freire. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.89-109.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1600.

Citada em várias passagens da obra de Paulo Freire, a questão estética ou artística está dimensionada como parte fundamental das formulações prático-teóricas da pedagogia freireana. Este trabalho constitui-se a partir de um diálogo a respeito da problematização desta questão estética no pensar de Freire, refletindo as questões implicadas nesta compreensão, assim como a relação que a criação constitui junto à política, à medida que se torna emergente, também em nosso próprio momento político, a necessidade de inventar modos e estratégias pedagógicas a partir da contínua conscientização das questões políticas e socioculturais que nos atingem. As abordagens desenvolvidas sobre o tema em questão constituem como ponto de interseção à íntima relação entre arte, política e educação, e a compreensão da força da dimensão criadora como abertura de possibilidades no campo educacional e das reexistências; como contraponto à política mercadológica do determinismo histórico temporal dos poderes dominantes. Compreende-se que há muito ainda que aprofundar a respeito da questão estética em Paulo Freire, contribuindo com a emergência de novas práticas de luta e criação.

Palabras clave : Paulo Freire; criação; reexistência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )