SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue58The encounter with the artistic signs of cinema producing aberrant movements in conversation networks with teachersBodies without organs versus cisheteronormativity: the territories of the body in the arts, in society, and in school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

LOPES, Sammy. Infância e currículo: políticas microcurriculares para uma pedagogia da brincadeira. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.129-143.  Epub Feb 28, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1595.

O trabalho visa discutir a relação diferencial que pode se estabelecer entre a infância e o ato de educar nos currículos da educação infantil. Neste sentido, questiona-se: como compor currículos potentes para cultivar e explorar a singularidade da relação que se traça entre a infância e o ato de aprender em meio ao fluxo afetuoso da experiência da brincadeira livre? Mesmo que sob a forma de um ensaio, o texto se elabora, também, a partir do contexto de um movimento de pesquisa ainda em andamento, baseando-se nas conversas tecidas com professoras de duas creches públicas do município do Rio de Janeiro e no projeto de extensão universitária que aborda o tema e a problemática propostos. O escrito desenvolve-se no sentido de afirmar que a experiência de concepção do ser da infância, imanente à experiência em que brincadeira livre se desenrola, pode se constituir como força motriz para a produção de currículos que se conformem como verdadeiros campos de composição para o devir de processos inventivos de aprendizagem. Conclui que tomar o espaço-tempo diferencial da brincadeira livre como uma experiência afetiva de aprendizagem tende a abrir perspectivas singulares para se pensar relações mais criadoras entre infância e currículo.

Keywords : infância; currículo-aprendizagem; experiência-afeto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )