SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58El encuentro con los signos artísticos del cine produciendo movimientos aberrantes en redes de conversación con profesoresCuerpos sin órganos versus cisheteronormatividad: los territorios del cuerpo en las artes, en la sociedad y en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

LOPES, Sammy. Infância e currículo: políticas microcurriculares para uma pedagogia da brincadeira. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.129-143.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1595.

O trabalho visa discutir a relação diferencial que pode se estabelecer entre a infância e o ato de educar nos currículos da educação infantil. Neste sentido, questiona-se: como compor currículos potentes para cultivar e explorar a singularidade da relação que se traça entre a infância e o ato de aprender em meio ao fluxo afetuoso da experiência da brincadeira livre? Mesmo que sob a forma de um ensaio, o texto se elabora, também, a partir do contexto de um movimento de pesquisa ainda em andamento, baseando-se nas conversas tecidas com professoras de duas creches públicas do município do Rio de Janeiro e no projeto de extensão universitária que aborda o tema e a problemática propostos. O escrito desenvolve-se no sentido de afirmar que a experiência de concepção do ser da infância, imanente à experiência em que brincadeira livre se desenrola, pode se constituir como força motriz para a produção de currículos que se conformem como verdadeiros campos de composição para o devir de processos inventivos de aprendizagem. Conclui que tomar o espaço-tempo diferencial da brincadeira livre como uma experiência afetiva de aprendizagem tende a abrir perspectivas singulares para se pensar relações mais criadoras entre infância e currículo.

Palabras clave : infância; currículo-aprendizagem; experiência-afeto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )