SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Corpos sem órgãos versus cisheteronormatividade: os territórios do corpo nas artes, na sociedade e na escolaCurrículo, necropolítica e política de afetos: o espaço-tempo do Projeto Africanidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

MOREIRA, Nilcéa Elias Rodrigues; BRUM, Jaqueline Magalhães; LOBOS, Juliana Paoliello Sánchez  e  MUNOZ, Rosane Maria. Os pássaros nunca retornam aos fios da mesma maneira: uma problematização para o currículo e a formação docente a partir do signo da música. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.167-187.  Epub 28-Fev-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1590.

Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla realizada com professores participantes do Curso de Especialização “Matemática na Prática”, ofertado pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Busca, por meio da música, compor com o currículo uma potência afirmativa. Problematiza as experiências aprendentes, criativas e inventivas que ocorrem em ambientes de formação a distância de professores ofertadas pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem a cartografia como inspiração metodológica, apostando em redes de conversações cujos registros foram produzidos no desenrolar das conversas, engendrando-as com a problemática da investigação. Utiliza o conceito de ritornelo criado e/ou deslocado por Deleuze e Deleuze e Guattari, o qual ajudou a pensar a formação docente a distância como espaço de criação e de aprendizagens agenciadas pelo afeto, e não apenas pela prescrição, pelo engessamento e pelo template. Busca articular a perspectiva das redes de conversações ampliadas para as redes de conectividades virtuais como produtoras de encontros, conversas, afetos/afecções de alegria e conhecimento. Conclui que a força da formação docente a distância pode ser espaço potente de criação, encontros e aprendizagens inventivas.

Palavras-chave : educação a distância; formação docente; aprendizagem inventiva; redes de conversações; signos artísticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )