SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue58Curriculum, necropolitics and politics of affections: the space-time of the Africanidades ProjectThe art in the pandemic scene author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

HOLZMEISTER, Ana Paula  and  GONCALVES, Camilla Vazzoler. Devir estético da docência da educação infantil. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.211-223.  Epub Feb 28, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1606.

Objetiva discutir a produção estética de um currículo acontecimento nos processos de aprendizagens instauradas por professoras da educação infantil pública desejantes, os quais promovem açõespensamentosdesejos curriculares mediante uma abordagem sofisticada do simples. Modos de expressão que emergem de um cuidadoso trabalho de pesquisa e criação docente que busca romper com a centralidade da criança no processo educativo, destacando a constituição de blocos de devires na produção curricular por efeito da produção de um estilo de inscrição estética que envolve o encontro educativo. Opera-se metodologicamente com a cartografia, desenhando um traçado desejante dos percursos intensivos e extensivos de um corpo infantil que, por força dos signos, impulsiona o pensamento pedagógico das infâncias a se lançar às aventuras do fora acompanhadas por Carvalho, Corazza e Deleuze. Pesquisa-intervenção que, utilizando-se da criação de imagens não recognitivas, introduz um ponto de inflexão nas práticas pedagógicas, criando processos inventivos em tomadas de cenas, as quais, por enquadramentos singulares e diferenciais, narram a descontinuidade da produção curricular com as infâncias, fabulando mundos outros. Evidenciam-se outras montagens, arranjos, imagens menores e descontínuas que estão a forjar um intenso movimento micropolítico pelas forças da docência em devir, imagens que convidam a lançar-se ao fora e estranhar-se em um processo de produção de si na perspectiva ético-estético e política.

Keywords : docência; estética; educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )