SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58El arte en el escenario de la pandemiaCreaciones y usos de las Artes como tejedoras de los “conocimientossignificaciones” curriculares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

FLAVIO, Augusto  y  JESUS, Rosane Meire de Vieira de. Perfuratividades: máquinas de guerra sonora e táticas curriculantes com o funk em um cotidiano escolar. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.245-264.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1580.

Eis uma amostra parcial da paisagem de uma pesquisa cujo enquadramento em questão são as perfurações que podem devir curriculantes nos agência/mentos musicais disseminados em cotidianos escolares. A noção de currículo que é operada ao longo da narrativa é performativa, o que implica pensar o seu discurso como um ato de poder e compor sua escritura com procedimentos de familiaridade musical, para produzir, em vez de um documento disciplinar sobre música, uma partitura curricular, partitura que também se assemelha a um cartograma, é rizoma, e também um convite a uma performance improvisativa de pesquisa nas ambulações com os argumentos da investigação pós-qualitativa, em encontros com os conceitos de deriva, experiência, e acontecimento. E foi justamente da perfuração sonora do no agência/mento funk “Bum Bum Tam Tam” de MC Fioti, no pátio de um colégio, e das simbioses entre estudantes e esse evento, suas plagicombinações e mixagens políticas, formasfluxos, que a pesquisa tentou partiturografar a emergência de algumas conceituações em rumo teorizante para uma ecologia estética em currículos.

Palabras clave : currículo; cotidiano; pesquisa improvisativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )