SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Performatividad: Máquinas de guerra sonoras y tácticas de currículo con funk en el cotidiano escolarEnergía creativa a favor de la educación: tecnología y arte para la disrupción curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

TOJA, Noale; CONCEICAO, Rafaela Rodrigues da  y  MALHEIROS, Talita. Criações e usos das Artes como tecelãs de “conhecimentossignificações” curriculares. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.265-284.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1603.

Este texto é um apanhado de criações, cocriações, afetos, afecções e relações entre artes, mundos, vivências, experiências, memórias e conhecimento. Apontando para a multiplicidade de existências possíveis através das imagens e dos sons, apresentaremos neste trabalho algumas criações que conferem às artes novas possibilidades de “praticarpensar”2 o currículo escolar e tessituras de “conhecimentossignificações” improváveis e singulares nos “dentrofora” das escolas, lançando mão da arte como um caminho de sensibilidade e afetações nas redes educativas que formamos e que nos formam. A arte como manifestação criativa humana e intrínseca aos fenômenos culturais, quando articulada aos componentes curriculares, acessa as transversalidades entre as diferentes áreas de conhecimentos, diante da pedagogia de sons, de cheiros, de imagens, gostos e gestos. Como narrativas, nos ajudam a expressar e criar outras maneiras de compreensão do mundo vivido, dialogando de forma ética, estética e política com os “praticantespensantes” dos cotidianos e “espaçostempos” escolares.

Palabras clave : artes; criação; redes educativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )