SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Perfuratividades: máquinas de guerra sonora e táticas curriculantes com o funk em um cotidiano escolarA energia criativa em favor da educação: tecnologia e arte para a disrupção curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

TOJA, Noale; CONCEICAO, Rafaela Rodrigues da  e  MALHEIROS, Talita. Criações e usos das Artes como tecelãs de “conhecimentossignificações” curriculares. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.265-284.  Epub 28-Fev-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1603.

Este texto é um apanhado de criações, cocriações, afetos, afecções e relações entre artes, mundos, vivências, experiências, memórias e conhecimento. Apontando para a multiplicidade de existências possíveis através das imagens e dos sons, apresentaremos neste trabalho algumas criações que conferem às artes novas possibilidades de “praticarpensar”2 o currículo escolar e tessituras de “conhecimentossignificações” improváveis e singulares nos “dentrofora” das escolas, lançando mão da arte como um caminho de sensibilidade e afetações nas redes educativas que formamos e que nos formam. A arte como manifestação criativa humana e intrínseca aos fenômenos culturais, quando articulada aos componentes curriculares, acessa as transversalidades entre as diferentes áreas de conhecimentos, diante da pedagogia de sons, de cheiros, de imagens, gostos e gestos. Como narrativas, nos ajudam a expressar e criar outras maneiras de compreensão do mundo vivido, dialogando de forma ética, estética e política com os “praticantespensantes” dos cotidianos e “espaçostempos” escolares.

Palavras-chave : artes; criação; redes educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )