SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número58Creaciones y usos de las Artes como tejedoras de los “conocimientossignificaciones” curriculares¿El otro miente? ¿O de otro modo? Verdades y mentiras de lo pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

RUY, Rosimari; BELDA, Francisco Rolfsen  y  MACHADO, Vitor. A energia criativa em favor da educação: tecnologia e arte para a disrupção curricular. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.285-304.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1577.

Neste trabalho, apresenta-se uma construção teórica fundamentada em uma perspectiva crítica da educação escolar brasileira, da atual Base Nacional Comum Curricular e das novas abordagens de formação dirigidas particularmente aos jovens das classes sociais menos favorecidas. A Arte e suas potencialidades propiciadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são apresentadas como possibilidade de resistência, a partir de uma apropriação criativa dos novos currículos. A construção teórica desenvolvida apoia-se nas ideias e análises de Luis Althusser, Antonio Gramsci, Michael Apple, Paulo Freire e Demerval Saviani, tomando obras de Candido Portinari, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto e Chico Buarque como exemplo para uma abordagem criativa do currículo. Deste modo, espera-se que o presente trabalho sirva como contribuição aos debates em torno das novas abordagens curriculares, ao apontar alternativas possíveis de ruptura com os condicionamentos ideológico-culturais implícitos no currículo vigente através da Arte e do uso assertivo da tecnologia.

Palabras clave : Arte; TDIC; currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )