SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue58Creative energy in favor of education: technology and art for curriculum disruptionDifficulties in teaching and learning in mathematics in college education from the perspective of professors and students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

CHALMEL, Loïc. O outro mente? Ou de outro modo? Verdades e mentiras do pedagógico. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.305-321.  Epub Feb 28, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1620.

O texto questiona a ideia do OUTRO em quatro dimensões do pensar humano: a teológica, a filosófica, a psicológica e a pedagógica. Para a conversa acerca da primeira, são chamadas as ideias de Erasmo e de Lutero, quanto ao “livre-arbítrio”. Para a segunda, as ideias de Rousseau e de Kant, acerca da “autonomia”. Já quanto à terceira, Freud é chamado, quanto ao conceito de “transferência” (“transfert”). Por fim, quanto à dimensão pedagógica, são trazidos Comenius, Pestalozzi, Steiner, Korzack e Freire, para trabalhar a relação práticas/teorias, percebendo-as nos contextos e nos universos de referência. Para pensar a dimensão pedagógica, os autores das outras dimensões são percebidos como “herança” e “testamento” se questionando como chegam a nós e se estão presentes no que, hoje, pensamos em Educação.

Keywords : ideias pedagógicas; livre-arbítrio; autonomia; “transfert” (transferência); relações práticas-teorias.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in French     · French ( pdf )